Projetos eTwinning premiados com Selo Nacional de Qualidade (2022/2023)

No ano letivo transato foram premiados cinco projetos eTwinning com Selo Nacional de Qualidade. No 3.º ciclo foram premiados os projetos:  "Special Maths" (uma professora – Sónia Ribeiro); "DigiMath - Digital Education in Mathematics" (uma professora – Sónia Ribeiro); "¡Un colegio saludable!/ Uma Escola Saudável!A healthy school!/" (uma professora – Helena Freitas) e "Water, the DNA of life" (quatro professores – Alice Leite, Florbela Salazar, Hélder Barbosa e Sónia Ribeiro). No 2.º e 3.º ciclos foi premiado o projeto "Music and Dances in the world" (dezassete professores - Alice Leite, Andreia Guimarães, Antónia Martins, Carla Lemos, Cristina Martinho, Fátima Peixoto, Flávia Freitas, Gabriela Cruz, Maria Freitas, Paula Jesus, Paula Nascimento, Rute Afonso, Sílvia Lemos, Sílvia Ribeiro, Sónia Ribeiro, Valeria Wiendl, Vânia Soares).  

No ensino secundário foi premiado o projeto “Probability Models” (uma professora – Cláudia Campos). 

Todos os alunos envolvidos nos projetos também receberam o respetivo diploma. 

Agradecemos o envolvimento de todos os alunos, professores, pessoal não docente e encarregados de educação nestes projetos.  

Merry Christmas

O projeto baseou-se na troca de felicitações de Natal entre escolas europeias. Destinado a professores e alunos novos no eTwinning, os postais foram elaborados na língua inglesa comum ou na língua de cada país participante. As áreas curriculares relacionadas a este projeto foram: língua do país de origem, Língua Inglesa, Educação Artística e Educação Musical. Para desenvolver este projeto tiveram em conta os princípios de inclusão, cooperação e igualdade em todas as atividades.

https://school-education.ec.europa.eu/en/etwinning/projects/etwinning-christmas-cards-exchange-0

The Little Citizens

No primeiro ciclo do ensino básico, no âmbito do “eTwinning”, as professoras Alda Gonçalves, Ana Teresa Silva, Maria Manuela Gonçalves, Alexandra Ribeiro e Luísa Pereira criaram o projeto «The Little Citizens». Aderiram, também, a este projeto colegas da Turquia, Itália e Grécia.

O projeto «The Little Citizens» pretende motivar o desenvolvimento das crianças enquanto cidadãos reflexivos, críticos, criativos e empreendedores, como parte integrante da comunidade de que fazem parte. É importante que os alunos evidenciem competências e adquiram conhecimentos que os incentivem a colaborar dinamicamente em iniciativas que promovam o trabalho colaborativo, que impliquem a adoção de uma postura responsável por parte de cada um dos intervenientes, tendo por base o bem-estar de todos e o intercâmbio entre a escola, as famílias e a comunidade local, assim como a sustentabilidade ambiental, económica e social.

Este projeto visa estabelecer pontes que dinamizem a partilha e a implementação de atividades diversificadas entre as turmas, as escolas e os países envolvidos, através de uma pedagogia inovadora e inclusiva, alicerçada no trabalho de projeto e com recurso às tecnologias, às artes e a iniciativas promotoras de hábitos de vida saudável e a atitudes solidárias.

I love the problems

Neste projeto os alunos foram desafiados a encontrarem uma solução para um problema da vida diária usando software matemático. Nesse processo, é importante que os alunos desenvolvam as suas habilidades de pensamento e criatividade. Usando conceitos e linguagem matemática, procuraram soluções para os problemas da vida que encontram no seu ambiente e desenvolveram as suas habilidades de pensamento analítico relatando as suas soluções.

 

Culture Club

O projeto foi estabelecido para reunir jovens de diferentes países para aumentar a interação cultural e reduzir os preconceitos de base cultural. As atividades foram planeadas para que os participantes pudessem representar a sua cultura e compartilhá-la com os seus pares. Todos os meses foram realizados jogos culturais, atividades que desenvolvam habilidades criativas, trabalhos colaborativos e tarefas mensais determinadas pela votação dos participantes. Os alunos trabalharam um tema diferente e compartilharam a sua própria cultura sob o tópico relevante por meio de trabalho em grupo e trabalho em grupo misto. Os alunos pesquisaram informações sobre diferentes países dos seus colegas e os temas mensais determinados foram alguns dos Itens Culturais, nomeadamente: Língua; História; Turismo; Culinária dos Países; Dança e Música Folclórica e Popular. Os alunos foram envolvidos numa festa cultural com este projeto. Além dos tópicos determinados, os alunos participaram num evento do Speaking Club que foi realizado todos os meses para o desenvolvimento da língua inglesa. Os alunos também realizaram trabalhos manuais, vídeos, pósteres, apresentações e logotipos.

 

Sede do Agrupamento - Escola Secundária

Contactos

Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela
Rua Joaquim Costa Chicória, nº 1
4815-513
CALDAS DE VIZELA


Geral: (+351) 253.480.300 
Portaria: (+351) 936.878.882


email: geral@aevizela.edu.pt