"Crescer na Europa: Vamos Partilhar Competências Sociais e Profissionais” promoveu a mobilidade de 20 alunos do Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela que frequentavam os 11º e 12º anos dos Cursos Profissionais Técnico/a de Restaurante/Bar, de Multimédia e de Comércio. As mobilidades foram divididas por três países europeus durante 6 semanas: Espanha (Valência), Itália (Nicotera) e Malta (Lija) e realizadas em duas fases (12º ano: abril a junho e 11º ano: junho a julho).
O projeto Erasmus revelou ser uma oportunidade de qualificação integral promotora do desenvolvimento de competências transversais num ambiente diferente daquele a que estamos habituados no nosso quotidiano, sendo, por isso, uma mais-valia para todos os que usufruem desta experiência.
A cultura, a comida, o desenvolvimento pessoal, o conhecimento de uma nova cidade/país, a afirmação dos conhecimentos prévios, o relacionamento com os habitantes locais, a melhoria da vida pessoal e profissional, a aprendizagem de outra língua, a capacidade de autonomia quer no local da Formação em Contexto de trabalho quer na gestão diária da residência, a liberdade e segurança em andar pela cidade foram os principais aspetos positivos destacados pelos participantes nas diferentes mobilidades.
Todos os alunos e docentes que estiveram envolvidos nas mobilidades puderam usufruir de experiências enriquecedoras que fomentaram o conhecimento de novas línguas e novas culturas, mas também tiveram a possibilidade de contactar com outras realidades laborais e com outras perspetivas de vida. Esta experiência marcou positivamente e deixou plantada a “semente” da curiosidade bem como a vontade de serem profissionalmente melhores a cada dia que passa, aprendendo sempre com os demais e em variados contextos.