Pinturas faciais na BE
Shokosanan from Bibliotecas AECV on Vimeo.
No dia 13 de maio, ocorreram dois momentos especiais, um de manhã, na biblioteca da escola secundária e um outro da parte da tarde, na biblioteca da escola básica. A nossa aluna Shokhosanam (também conhecida por Yuki), aluna do 10ºG, produziu uma, ou melhor, duas palestras à volta do tema que lhe é preferido: o desenho. Afinal, como nasce, cresce e se chega a uma obra de arte e, noutra perspetiva, o desenho como meio de expressão de ideias e sentimentos relativamente à vida da artista?
Para além das evidências no domínio da criação artística que esta N/ aluna demonstrou, também deu a todos os presentes uma lição de vida com o seu próprio testemunho. Ou seja, a adversidade que sempre bate à porta de cada um de nós, poderá ter dois efeitos: 1) derrota-nos e faz-nos vítimas da vida ou 2) dá-nos força para ir ao encontro da realização dos nossos sonhos. Ora, com a Yuki, as provações que esta N/ aluna terá já certamente vivido, decorrentes das várias situações de emigração por que já passou, criaram nela uma maturidade que a leva a encarar a vida com uma objetividade pouco comum em pessoas desta faixa etária.
Parabéns à Yuki e um obrigado por tanto que nos ensinou.
Época de exames (2015/2016). Encontras na Biblioteca da escola Secundária uma banca que te permite adquirir (com desconto) alguns guias de preparação para os exames. Queres passar por cá?
Na biblioteca da secundária, falamos da (in)segurança na internet e da violência no namoro. Na biblioteca da escola secundária, na 1ª hora da manhã de 5ªfeira, dia 11, a Dra. Marta Araújo lançou um desafio aos alunos das turmas 11ºI e 12ºG possibilitando-lhes produzir em conjunto uma reflexão sobre o “amor no namoro”. Afinal, “o que é que fica dentro e o que é que fica fora do coração?”
Por outro lado, cremos que alguns dos dados reais que a Dra. Marta apresentou de seguida, provocou nos presentes algum espanto e incredulidade tal a crueza da realidade que nos cerca e principalmente entre os nossos jovens. Tendo como pano de fundo este tema, os alunos assistiram ao filme “Nunca mais” com Jennifer Lopez.
Na “semana segura”, que sempre acontece na 1ª semana de fevereiro, expomos na biblioteca alguns cartazes que levantam algumas questões pertinentes e cuja resposta nem sempre é fácil de obter. Para além disso, passamos o filme “Bullying virtual” que, considerando as impressões dos alunos e professores que estiveram presentes, foi muito útil pois retrata uma situação, a violência nas redes sociais, e que também já se vai verificando nas nossas escolas.
Ainda à volta deste tema, mais especificamente, da violência no namoro, na 6ª feira, dia 12, pelas 14h, o GNR, agente Silva, fez uma apresentação intitulada “Violência no namoro”. Este momento terá deixado em todos os presentes um conhecimento muito mais real sobre o que é a violência e em particular o tipo de violência que ocorre entre os namorados. No final, estes alunos como manifestaram muito interesse, também eles tiveram oportunidade em assistir ao filme “Bullying virtual”.
Filosofia - Agitadora de (in)consciências...
Sem a Filosofia viveríamos em permanente contradição.
Nunca, em tempo algum, o Homem teve acesso a tanta informação, em tempo real, sobre tudo o que ocorre no Mundo.
O que fazemos com todo este capital informativo? Absolutamente nada, porque não refletimos sobre o que recebemos, nem procuramos compreender para agir. Pelo contrário fechamo-nos na nossa “bolha de convicções” em que nada se questiona, por acomodação e comodismo.
A Filosofia será neste contexto o “alfinete” provocador que irá rebentar a “bolha” protetora em que nos refugiáramos:
Refletindo
Questionando;
Agindo em conformidade.
Enfim, a Filosofia é o nosso despertador do “sono da razão” inibidor de uma prática própria do Homem!