Imprimir

Cursos Profissionais (2020-2021)

ligado . Publicado em Cursos Profissionais

Os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação, caraterizado por uma forte ligação com o mundo profissional.
A aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o sector empresarial local.

O Técnico Auxiliar de Saúde é o profissional que, sob a orientação de profissionais de saúde com formação superior, auxilia na prestação de cuidados de saúde aos utentes, na recolha e transporte de amostras biológicas, na limpeza, higienização e transporte de roupas, materiais e equipamentos, na limpeza e higienização de espaços e no apoio logístico e administrativo das diferentes unidades e serviços de saúde.

O Técnico de Comércio é o profissional qualificado apto a organizar e planear a venda de produtos e ou serviços em estabelecimentos comerciais, garantindo a satisfação dos clientes, tendo como objetivo a sua fidelização.

O Técnico de Análise Laboratorial é o profissional qualificado para no domínio dos princípios e das técnicas de analise qualitativa, quantitativa e instrumental, realizar ensaios, registar e interpretar os resultados, seleccionando os métodos e as técnicas mais adequadas, para aplicação em contexto laboratorial e/ou processos químicos.

O Técnico de Multimédia é um profissional qualificado apto a exercer profissões ligadas ao desenho e produção digital de conteúdos multimédia e a desempenhar tarefas de carácter técnico e artístico com vista à criação de soluções interativas de comunicação.

O Técnico de Restaurante/Bar é o profissional que, no domínio das normas de segurança e higiene alimentar, planifica, dirige e efetua o serviço de alimentos e bebidas à mesa e ao balcão, em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras.

FICHA DE INSCRIÇÃO

  

Imprimir

EQAVET (2019-2020)

ligado . Publicado em Cursos Profissionais

Sistema de Garantia da Qualidade EQAVET

O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e Formação Profissionais (Quadro EQAVET) foi concebido para melhorar a Educação e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, assentando numa forte articulação entre os diferentes stakeholders (decisores políticos, organismos reguladores, operadores de EFP, alunos/formandos, profissionais de EFP e de orientação, encarregados de educação, empresários e outros parceiros sociais) e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta.

Em Portugal, a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP, I.P.) definiu um modelo de alinhamento do sistema de garantia da qualidade com o Quadro EQAVET e é responsável pela verificação de conformidade do processo que o nosso agrupamento está a implementar.

Com a implementação deste sistema de garantia de qualidade, o AECV pretende tornar a oferta EFP mais atrativa e de melhor qualidade, corresponsabilizando os diversos agentes da comunidade educativa envolvidos na definição de uma oferta formativa que credibilize o sistema EFP, respondendo, ao mesmo tempo, às necessidades de empregabilidade e de formação identificadas.

Para este efeito, o AECV está a desenvolver uma cultura de garantia de qualidade baseada numa prática de autoavaliação cíclica e articulada com os seus objetivos estratégicos, analisando e refletindo sistematicamente sobre os resultados alcançados e a atividade desenvolvida.

A visão estratégica do AECV encontra-se disponível nos diversos documentos estruturantes elaborados para a implementação do processo de alinhamento do sistema de garantia de qualidade, em conjunto com os stakeholders internos e externos, ao longo das várias fases do ciclo de qualidade (planeamento, implementação, avaliação e revisão).

 

Documentos estruturantes: